Portal Fazenda Nova! A informação em 1ºLugar

Caern faz estudo de viabilidade de mini adutora para solucionar escassez de água em Luís Gomes

-----16 de Julho de 2011-------


Nos últimos meses a prefeitura de Luís Gomes, na pessoa do prefeito Dr. Carlos José Fernandes, e a população em geral vêm demonstrando preocupação quanto ao risco de esgotamento da água no açude Dona Lulu Pinto, principal reservatório responsável pelo abastecimento da cidade e comunidades rurais.
Diante deste risco, devido ao período de chuvas escassas, o chefe do executivo luisgomense levou o caso à Companhia de Águas e Esgotos, bem como a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do RN.
Até pouco tempo a única resposta obtida havia sido dada pela SEMARH, através do ofício Nº 313/2011-GS de 25 de abril de 2011(veja ofício), assinado pelo secretário Adjunto Jader Torres, onde era reconhecido o problema de garantia de água em vários municípios alto oestanos, inclusive Luís Gomes, apontando como solução a Adutora do Alto Oeste que está prevista para ser concluída ainda neste ano de 2011.
No entanto, graças a insistência do prefeito Dedezinho junto aos órgãos competentes e o risco eminente da falta de água em Luís Gomes, a CAERN, através do Gestor Regional do órgão em Pau dos Ferros, Djalma Viana, se dispôs a analisar e buscar uma alternativa viável para solucionar o problema. Inclusive, tendo enviado técnicos que visitaram o açude Dona Lulu Pinto e constataram a situação emergencial.
Após a análise de várias alternativas chegou-se ao entendimento de que a melhor opção seria a construção de uma mini adutora que traria água do Açude Gessém, localizado no vizinho município de Major Sales, diretamente ao sistema de abastecimento da cidade de Luís Gomes.
Carlos José Fernandes fez questão de acompanhar os funcionários da CAERN na última visita dos mesmos e disse estar satisfeito com o início dos trabalhos: “Fico satisfeito com a realização deste estudo de viabilidade da mini adutora. Após esta análise os técnicos da CAERN irão elaborar um relatório que será encaminhado à Governadora Rosalba Ciarlini, que irá autorizar ou não o início da obra. Confio na sensibilidade administrativa da governadora e espero que ela sinalize positivamente para a realização da obra, não permitindo que os cidadãos luisgomenses venham a viver momentos difíceis devido à falta do precioso líquido”.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las

Ofíco da SEMARH
 
Servidores da CAERN e o Prefeito Carlos Jsoé Fernandes em visita ao Açude Gessém em Major Sales

Servidores da CAERN e o Prefeito Carlos Jsoé Fernandes em visita ao Açude Gessém em Major Sales
FONTE: BLOG DA PREFEITURA DE LUIS GOMES