Portal Fazenda Nova! A informação em 1ºLugar

É Facíl Viver na Sociedade?

----18 de Abril----
Antes de prosseguir com a leitura, faça essa pergunta a você mesmo: É fácil viver em sociedade? É um pouco difícil de responder, pois pra onde corrermos estamos sujeitos a ser “taxados” pelo restante da sociedade, quer dizer, por aqueles que se acham “superiores” aos demais.

Viver em Sociedade significa você está inserido em um contexto social cheio de diversidade. Contexto este que devido a essa diversidade, são criados grupinhos ou panelinhas de pessoas que se acham “perfeitas” e “superiores” aos demais. Torna-se difícil conviver dessa maneira.
A sociedade é formada por pessoas que têm necessidade umas das outras para continuar a espécie, buscar seus objetivos e realizar sonhos. É o outro que ajuda na busca por alimento e abrigo. Seja da forma mais simples, quando o pequeno agricultor planta e colhe. Seja através do que constrói, do que cuida de doenças, do que educa. Enfim, uma imensa corrente permite que o ser humano nasça, cresça viva.

Porém o mundo moderno tem transformado essa sociedade. Ele está tornando as pessoas um pouco egoísta, donas de seu próprio mundo. Viver em Sociedade exige cada vez mais que essa ajuda seja diária, porém ela é imperceptível. Seres humanos precisam de afeto, atenção, carinho, respeito. Todos têm uma fé e esperança que o ajudam no dia-a-dia. Com isso adquirem forças, muitas vezes, até sobrenaturais. E conseguem transpor montanhas. Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano. Uma pessoa rica que se isola em uma ilha, porque lá tem alimentos suficientes para seu sustento, não estará bem. Ela sentirá falta de alguém para lhe fazer companhia. Será triste e sozinha, necessitará de alguém. Ninguém é uma ilha.

A própria sociedade cria essas ilhas. Não aceita a diversidade de gostos, de maneira de viver, e acaba excluindo alguns de viver nessa sociedade, através de preconceito e discriminação que muitas vezes surgi da própria família.

Precisamos, porém, de uma sociedade organizada, para que todos vivam satisfatoriamente. Uma sociedade justa, onde todas as pessoas possam ter oportunidades e aproveitá-las. Direitos respeitados e deveres assumidos. Responsabilidades e limites, na medida certa. Tenhamos sempre a esperança que estamos aprendendo a viver em sociedade. Afinal, cumprimos o nosso papel a cada amanhecer! Assim caminha a humanidade...

Autor: Whalison Silva