Portal Fazenda Nova! A informação em 1ºLugar

SAÚDE: Conheça a diferença entre Herpes e Afta

--------19 de Julho de 2011--------

Uma doença infecciosa que atinge 80% da população adulta brasileira: o herpes! Mas muita gente confunde o herpes com afta. A afta é uma ferida que acontece na mucosa da boca, principalmente na gengiva, língua ou céu da boca. E ela não é causada nem por vírus nem por fungos. É considerada uma ferida limpa. Já o herpes é uma doença caracterizada pelo aparecimento de bolhas cheias de líquido claro ou amarelo agrupadas nos lábios ou na região da boca. Existem dois tipos de herpes: o tipo 1 e o 2. O segundo tipo é conhecido como herpes genital.
Exemplo:
Uma semente de romã pode ser usada como modelo para se mostrar quando surge o herpes. Faça o teste: aperte uma semente em cima de uma folha branca de papel. As sementes da romã são como as bolhas de herpes. Dentro delas, estão milhares de vírus e quando elas estouram, é exatamente isso que acontece: os vírus se alastram. Uma vez infectado, o vírus se espalha rapidamente.

Quem tem herpes precisa preservar as pessoas à sua volta. Ela é transmitida pelo beijo ou quando dividimos alimentos, copos e talheres. Os sintomas do herpes são dormência do lábio, vermelhidão e formigamento. A doença dura de 7 a 14 dias. Geralmente aparece quando a pessoa está com baixa imunidade ou estressada. Ou então pode ser causado pela grande exposição ao sol, principalmente no verão.

Prevenção e cura :
Para prevenir o herpes tipo 1 é recomendado comer lisina, um aminoácido que o organismo não produz e é obtido pela alimentação. Ele está presente em diversos alimentos como peixe, queijos, iogurte, ovos e laticínios em geral. Quando consumimos esses alimentos, o corpo começa a produzir enzimas, hormônios e anticorpos que combaterão a doença.

Outra receita caseira que funciona é pegar um saquinho de chá preto, colocar na água quente e depois levá-lo ao congelador. Quando estiver bem gelado, pressione sobre a área afetada. Isso vai aliviar a dor e ajudar a secar as bolhas que se formaram no local.

Afta: Quem está com afta, deve evitar alimentos muito quentes ou muito frios, cítricos e ácidos como abacaxi, limão e laranja. É recomendado um bochecho com bicarbonato de sódio ou aplicar o produto diretamente sobre a lesão. O bicarbonato diminui a acidez da boca.
FONTE:  R7 – E AÍ DOUTOR?