Portal Fazenda Nova! A informação em 1ºLugar

Professor Assistente II do Departamento de Geografia UERN/CAMEAM lança livro

-----25 de Abril de 2011----

O Senhor Rosalvo Nobre Carneiro natural de Catolé do Rocha cursou o ensino fundamental e médio em São Bento, ambos municípios da Paraíba. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros, acaba de Lançar um Livro Titulado: PENSANDO A GEOGRAFIA E O ENSINO DOS SEUS CONCEITOS-CHAVE.

O mesmo se sente horando por essa realização. Conheça-o um pouco mais e também do que se trata o Livro.

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
  • Natural de Catolé do Rocha cursou o ensino fundamental e médio em São Bento, ambos municípios da Paraíba. Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2001) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, em Pau dos Ferros.

    Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Regionalização e Análise Regional, Desenvolvimento Regional, Espaço Público Comunicativo, Os Dois Circuitos da Economia Urbana, Indústria Têxtil de Redes de Dormir, Geografia da Violência e do Medo.

    Desenvolve trabalhos baseados na articulação do pensamento de Milton Santos e Jurgen Habermas, particularmente na Teoria dos Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos e na Teoria da Ação Comunicativa, respectivamente.
Descrição do Livro: PENSANDO A GEOGRAFIA E O ENSINO DOS SEUS CONCEITOS-CHAVE.

  • O livro Pensando a Geografia e o ensino dos seus conceitos-chave é fruto de um projeto de extensão realizado por quase três anos no âmbito do Curso de Geografia da UERN em escolas públicas da zona urbana e zona rural no município de Pau dos Ferros. A formação dos conceitos-chave desta ciência – espaço, região, paisagem e lugar – pelos alunos da educação básica deve ser uma tarefa constante da ação docente, sempre ligado a atividades práticas que possam envolver os alunos em situações do cotidiano. É preciso, portanto, que as aulas e o ensino de Geografia partam do concreto, do dia a dia dos alunos, de seus problemas, vivências, do lugar que ocupa no espaço para que possam construir teoricamente o significado ou os significados dos conceitos geográficos.