Portal Fazenda Nova! A informação em 1ºLugar

Luta para evitar falta de água no Municipio de Luis Gomes



O prefeito de Luís Gomes, Dr. Carlos José Fernandes, encontrava-se neste de 8 (sexta-feira) em viagem a capital federal, onde tratava de diversos assuntos do interesse do município, junto aos Ministérios do Esporte, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ele também visitou membros da bancada federal do RN, com destaque para a Deputada Sandra Rosado e o senador licenciado e atual Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.


No encontro com estas lideranças, Carlos José buscou principalmente apoio para solucionar, em caráter de urgência, o problema da escassez de água no açude “Dona Lulu Pinto”, principal reservatório do município de Luís Gomes, de onde vem a água fornecida á população pela CAERN.

Dedezinho, também acionou o Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da própria CAERN, acerca da atual situação e da necessidade eminente de medidas visando garantir o fornecimento de água em quantidade e qualidade a população luisgomense, antes do colapso total do sistema hídrico no município.


Somando forças ao poder executivo, os vereadores, enxergaram a necessidade de também intercederem junto a órgãos dos governos estadual e federal, que possam resolver a questão da falta de água no município de Luís Gomes, antes que ela venha a faltar totalmente.

O prefeito e os vereadores sugeriram como alternativa para solucionar temporariamente o problema, enquanto é concluída a Obra da Adutora do Alto Oeste, a criação de uma mini adutora que ligaria o açude do Saco, no vizinho município de Major Sales, ao açude Dona Lulu Pinto, em Luís Gomes.

A população também deve contribuir neste momento com o uso racional da água. Pequenas ações podem contribuir para que este precioso líquido demore um pouco mais a acabar. A maioria pode até não perceber, mas a simples rotina do dia-a-dia representa um grande consumo de água. A água que você desperdiça num banho demorado, numa torneira aberta sem necessidade ou lavando calçadas e automóveis pode estar fazendo falta para alguém.

FONTE: Luis Gomes RN